quarta-feira, 13 de abril de 2011

Pequenas ações fazem a diferença

    Os impactos provocados por pequenas ações podem ser significativos para o planeta. Mas pequenos atos, como retirar os carregadores de celular da tomada quando não em uso, e reciclar os componentes eletrônicos, podem
     Diante do aumento de vendas de aparelhos celulares, a União Européia desenvolveu um projeto      piloto de Política Produtiva Integrada da Comissão Européia (IPP) em telefonia móvel para avaliar o impacto ambiental de telefones móveis através de seu ciclo de vida. A iniciativa envolveu produtores, operadoras, organizações governamentais e grupos de interesse ambiental.
       O documento final destacou medidas que incluem: um índice ambiental para celulares similar ao índice de eficiência energética para linha branca e campanhas para encorajar usuários a adotar hábitos sustentáveis, tais como desplugar carregadores de bateria e descartar de forma responsável.
Os consumidores serão beneficiados por preços mais baixos na medida em que essa reutilização significará não ter que comprar novas baterias, prevenindo o aumento do lixo eletrônico.
Diante da pressão dos stakeholders para reduzir o impacto ambiental de celulares, os produtores desses aparelhos estão se movendo para atender as demandas de uma sociedade mais consciente.
         A organização de pesquisa de mercado Gartner estima que 1,22 bilhões de itens foram vendidos em 2008. Nesse contexto, produtores de telefone celular agora estão introduzindo novos modelos visando reduzir os impactos ambientais.
         A Nokia, uma das empresas líderes no segmento, estima que se apenas 10% dos usuários de celulares do mundo desplugassem os carregadores de bateria da tomada após o uso, a energia economizada seria suficiente para abastecer 60.000 lares europeus anualmente.
ser positivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário