segunda-feira, 25 de abril de 2011

Vantagens e desvantagens das usinas hidroelétricas

As Usinas Hidro-Elétricas são coistituídas de 2 partes. Uma onde fica o gerador e que é encarregado de produção da energia elétrica. Outra onde fica a turbina e que é movida pela água.
O custo de produção do kilowatt é o menor do que todas as outras formas de produção de energia elétrica. A razão é muito simples: a matéria prima é a água que cai de graça do céu.

Outra grande vantagem, além do custo, é que não existe nenhum tipo de poluição. O cenário mundial, o Brasil ocupa uma posição privilegiada: É o único país do mundo que domina a tecnologia de produção de energia hidro-elétrica e reuni condições geo-climáticas para a instalação de Usinas Hidráulicas. Talvez seja essa a razão de tantas iniciativas oriundas dos países desenvolvidos contra a construção de usinas hidráulicas no Brasil.

De toda energia elétrica produzida na Brasil, quase 97% é produzida em usinas hidráulicas. De todas as formas de produção de energia, a energia hidro-elétrica é a mais limpa, não polui o ar e é ecológicamente correta.

De todas as formas de produção de energia EM GRANDE ESCALA, a hidro-elétrica é a única totalmente renovável e que não produz nenhuma poluição atmosférica
Chamam-se Hidro-Elétricas por que são constituídas de 2 partes, uma hidráulica onde se armazena água para os períodos de estiagem (períodos sem chuva) e outra elétrica onde se produz a eletricidade.

vantagens: não poluir o meio ambiente e tem um custo operacional mais baixo do que as outras fontes de energia

desvantagens:
hidrelétricas exigem a construção de um lago artificial, com impactos ambientais e sociais significativos, no Brasil temos por exemplo o movimento dos atingidos por barragens, que perderam seus lares devido à construção de hidrelétricas

Nenhum comentário:

Postar um comentário