terça-feira, 26 de abril de 2011

                           Usina hidrelétrica de Monte Belo

     Monte Belo é um projeto de construção de uma usina hidrlétrica previsto para ser implantado em um trecho de 100 quilometros no Rio Xingu, no estado brasileiro do Pará. Sua potencia instalada será de 11.233 MW, o que fará dela a maior usina hidrelétrica inteiramente brasileira, visto que usina hidrelétrica de Itaipu está localizada na fornteira entre Brasil e Paraguai.
     De acordo com o site governamental Agencia Brasil, Belo Monte será a única hidrelétrica do Rio Xingu. O lago da usina terá uma área de 516Km ². A usina também terá tres casas de força. A previsão é que, quando concluída, a usina será a terceira maior hidrelétrica do mundo, atrás apenas da chinesa Tres Gargantas. Seu custo é estimado hoje em R$ 19 bilhões. A energia assegurada pela usina terá a capacidade de abastecimento de uma região de 26 milhões de habitantes, com perfil de consumo elevado como a Região Metropolitana de são Paulo.
     O projeto preve a construção de uma barragem principal no Rio Xingu, localizada a 40 Km abaixo da cidade de Altamira, no Sitío Bela Pimentel, sendo que o reservatório, a água será desviada por canais de derivação que formarão o reservatório dos canais, localizado a 50 Km de Altamira.
     O trecho do Rio Xingu entre o reservatório do Xingu e a casa de força principal, corresponde a um comprimento de 100 Km, terá a vazão reduzida em decorrencia do desvio dos canais. Este trecho de Vazão Reduzida, e tem como finalidade assegurar a navegabilidade do rio e condições satisfatórias para a vida aquática.
Serão construídas duas casas de forças, a principal e a complementar. A primeira será construída no Sítio Belo Monte e terá uma potencia instalada de 11 mil Mw. A complementar será construída junto ao Reservatório do Xingu com potencia instalada de 233,1 MW. A área inundada pertence a terras dos municípios de Vitória do Xingu, Brasil Novo e Altamira. Parte considerável das terras a serem inindadas corresponde ás cheias anuais do rio, conforme relatada no EIA ( Estudo de Impacto Ambiental).

Informações complementares:

Nome oficial: Usina Hidrelétrica de Belo Monte
Rio: Xingu
Localização: Rio Xingu, Pará - Brasil
Inauguração:Fevereiro de 2015 ( previsto) Informações Técnicas
Capacidade de geração:  516 Km ² Construção
Custo: R$ 19 bilhões Operação e distribuição
Empresa Oeradora: AHE Belo Monte
Empresa Distribuidora: Eletronorte



Nenhum comentário:

Postar um comentário